O mundo está passando por uma reviravolta…
Por mais que a famigerada doença seja nomeada COVID-19, foi em 2020 e 2021 que o mundo parou. Mais do que parar, o mundo teve que se reinventar. A frase “novo normal” se tornou quase um clichê, mas expressou bem a necessidade de criarmos novos hábitos, novas rotinas, novas ações.
Essa atitude guiou nossa vida pessoal e nossa vida profissional.
Somos todos profissionais da saúde, e se antes clamávamos por maior valorização profissional, agora ocupamos papel essencial no combate à pandemia.
O dia a dia dos serviços de saúde mudou totalmente. Agendas canceladas, obrigatoriedade de equipamentos de proteção, a vigilância epidemiológica como parte intrínseca do cuidado. E a partir dessa mudança, muitas perguntas surgiram. O que fazer para preservar a saúde mental dos usuários e colaboradores? O que fazer para proporcionar cuidado em saúde, mesmo com todas as restrições? Como cuidar de tantas outras patologias que não deixaram de existir por causa da pandemia?
Em nenhum momento cedemos às pressões negativas, em nenhum momento abaixamos nossas cabeças. A criatividade e o zelo se sobressaem nesses momentos de reinvenção.
Tendo em vista este contexto, o INTS Região SACA promoveu a 7ª Mostra Científica 2021, um evento tradicional que estimula a produção científica dos serviços de saúde. O encontro aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro, inovador por ser online e por ter sido o primeiro evento ao vivo do canal do YouTube do INTS Brasil.
O tema da Mostra Científica foi “Vivências no Contexto da Pandemia da COVID-19”. Utilizando este tema como inspiração, recebemos 87 trabalhos científicos produzidos integralmente pelos serviços de saúde da Região SACA. Uma Comissão Científica elegeu os 12 melhores trabalhos para serem apresentados oralmente durante o evento, e após as apresentações os 3 primeiros colocados foram premiados.
No primeiro dia, o escritor e velejador Amyr Klink abrilhantou o evento com a Palestra Magna sobre os desafios do confinamento e velejar em alto mar sozinho. No segundo dia, Dr. Carlos André Uehara, Diretor Geral do INTS SACA, falou sobre como o INTS atuou frente ao combate da pandemia COVID-19, e agradeceu aos profissionais de saúde pelo excelente desempenho durante a pandemia.
A colaboradora Paula Legno Silva de Souza, auxiliar de enfermagem da UPA Pedreira, infelizmente perdeu a batalha para a COVID-19, e teve seu nome gravado no troféu para o primeiro lugar. Seus familiares compareceram ao evento para receber uma emocionante homenagem.
As vivências vencedoras da 7ª Mostra Científica foram:
1° lugar: Estratégia de reabilitação pós COVID-19: Desafios e possibilidades frente a pandemia, da UBS Jardim Miriam II.
2° lugar: O impacto da Pandemia COVID-19 no comportamento alimentar: Um relato de vivência, da AMA/UBS Vila Joniza
3° lugar: MV Mais Saúde – Projeto de Promoção da Saúde dos Profissionais, da UBS Mata Virgem
A troca de saberes e de experiências é essencial para o engrandecimento profissional de nossos colaboradores. A 7ª Mostra Científica 2021 Região SACA possibilitou essa troca, tornando-se um importante espaço de reflexão.