,
CER
Cidade Ademar
secretaria municipal da saúde de são paulo

Serviço com equipe multiprofissional com o objetivo de ser referência no território para o atendimento em reabilitação, com especial atenção para pessoas com deficiência. O CER é referência para as reabilitações físicas, intelectuais e visual. As principais ações desenvolvidas são: reabilitação, prevenção de deficiências secundárias, orientação familiar, prescrição, acompanhamento e agendamento/fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.

Caracterização

Serviço de atenção especializada voltado à habilitação e reabilitação das pessoas com Deficiência Física, Intelectual/Autismo e Visual, sendo referência para região de Santo Amaro e Cidade Ademar.

Composto por equipe multiprofissional, com objetivo de promover cuidados em reabilitação, melhorar as funcionalidades das pessoas com deficiência promovendo sua autonomia e independência.

Sob gerenciamento e execução de ações e serviços de saúde pelo INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde.

Aqui você encontra:

01 Enfermeiro
01 Médico ortopedista e traumatologista
05 Fisioterapeutas geral
04 Fonoaudiólogos

03 Terapeutas ocupacionais
03 Psicólogos clinicos
01 Médico Neurologista ou fisiatra
01 Médico Oftalmologista

01 Pedagogo
01 Coordenador
Equipe de auxiliar administrativo

Grupos e Atendimento

O CER III Pedreira atende todas as faixas etárias. A frequência e a forma de atendimento, individual ou em grupo, são definidas de acordo com as necessidades de cada usuário e suas dificuldades específicas. Os programas existentes são:

  •  Estimulação Precoce: Estimular precocemente os Recém-Nascidos de Risco visando à orientação aos pais/cuidadores e o acompanhamento dos bebês com foco na detecção e minimização das alterações neuro-psico-motoras e auditivas.
  • Reabilitação Neurológica Adulto e Infantil: consiste no atendimento multiprofissional aos usuários com comprometimento nas funções físicas, neurológicas e/ou sensoriais (associada ou não a deficiência intelectual), através da reabilitação/habilitação e orientação à família, tendo como base as necessidades individuais de saúde, domésticas ou laborais associados ao grau de incapacidades ou habilidades preservadas.
  • Reabilitação Intelectual e com Transtornos do Espectro do Autismo: consiste no atendimento multiprofissional para o desenvolvimento de habilidades para execução de atividades de vida autônoma, sendo elas: estimulação precoce, orientação à família e o desenvolvimento das habilidades individuais voltadas à cognição, linguagem, aprendizagem e socialização.
  • Reabilitação Visual: consiste no atendimento multiprofissional aos usuários com baixa visão/visão subnormal ou cegueira para o desenvolvimento de habilidades para execução de atividades de vida autônoma e estimulação precoce. Tem como objetivo a conscientização e adaptação a atual condição visual, reconhecimento das potencialidades, promoção de habilidades visuais, utilização funcional dos recursos ópticos.
  • Órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção – Físicas e Visuais: Consiste na avaliação, prescrição, dispensação, orientação, treino e acompanhamento ao uso desses dispositivos dentro de um processo de reabilitação.
  • Programa de Dor Crônica: Visa promover melhora da qualidade de vida aos pacientes com queixa de dor crônica (acima de 90 dias) através da atuação inter e multiprofissional (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição e Farmácia). Realizando orientações para compreensão da multifatoriedade da dor, oferecendo estratégias para enfrentamento da dor, para sua melhorar e/ou minimização.
  • Reabilitação Ortopédica: Pacientes que necessitam de acompanhamento para ganho de força muscular, ganho de amplitude de movimento (ADM), melhora da alteração sensorial, melhora das algias, retorno da função do segmento acometido. Buscando o reestabelecimento e a restauração das funções para que seja possível a execução de forma satisfatória das Atividades Básicas de Vida Diária e Atividades Práticas de Vida Diária.
  • Fonoterapia: tem como objetivo atender as necessidades dos pacientes com dificuldades fonoaudiológicas, relacionadas à linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala e dos sistemas miofuncionais, orofaciais e da deglutição.

Características Relevantes da Região

População da Subprefeitura de Cidade Ademar 433.234
População da Subprefeitura de Santo Amaro 243.178
IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) 0,777
Fonte: Estimativa da Fundação SEADE (Período 2016)

Reuniões do Conselho

As reuniões de conselho gestor acontecem mensalmente. Participam deste encontro, os conselheiros gestores eleitos.

No entanto, qualquer cidadão frequentador da unidade, pode participar como convidado.

Segue cronograma anual das reuniões, para conhecimento e divulgação junto à comunidade.

Hospital-Dia-e-CER-III-Cidade-Ademar

Localização

CER III CIDADE ADEMAR

CNES: 7706332

Endereço:
Rua Córrego Azul, 433
CEP: 04463-010

Telefones:
5612-8935

Horário de Atendimento:
De 2ª a 6ª feira, das 7:00 às 19:00 horas