Vínculo familiar: mãe e filha unem forças pelo SUS na Região SACA

Vínculo familiar: mãe e filha unem forças pelo SUS na Região SACA
Amélia e Raquel dividem não apenas o DNA, mas também a função de Assistentes, revelando como o apoio e a admiração mútua impulsionam suas carreiras.

Em meio às demandas da administração de saúde na Região SACA, a história familiar de Amélia Lucia Costa Nunes, 52 anos, e sua filha, Raquel Nunes Santos, 31, chama a atenção. Ambas desempenham papéis essenciais como Assistentes Administrativas, contribuindo respectivamente para a UBS São Carlos e a UPA Santo Amaro. “Para nós, o trabalho vai além das funções; é uma troca constante de experiências que fortalece nossa ligação com essa troca de figurinhas, dúvidas e desabafos”, enfatiza Raquel.

Amélia iniciou sua jornada na saúde como Agente Comunitária da Saúde em 2001, ascendendo gradualmente para o cargo de Auxiliar Administrativo em 2008 e, finalmente, para o de Assistente Administrativo no final de 2013. Contudo, mudanças no contrato a desafiaram em 2015, mantendo-a no cargo anterior até 2018, quando uma nova oportunidade surgiu na UBS São Carlos em 3 de dezembro de 2018.

Raquel, por sua vez, ingressou na área da saúde em 2016 como auxiliar administrativo. Oportunidades surgiram, ela passou por outros serviços e foi conhecendo melhor a rede SUS (Sistema Único de Saúde). “Quando ela passou no processo e assumiu a vaga na UPA Santo Amaro – coincidência ou não no dia 04 de dezembro de 2023, superou as minhas expectativas, pois o desafio é ainda maior e minha filha está indo muito bem e tem se esforçado mesmo para isso. É o orgulho da mamãe!”, brinca.

INCENTIVO

Raquel também tem bastante orgulho da trajetória profissional de Amélia, pois garante que sempre aprendeu muito com ela. A jovem ressalta, ainda, que a mãe tem uma grande participação em seu desenvolvimento profissional, pois a incentiva desde sempre.

“Volta e meia brincamos de que um dia ela será a minha gerente, ou eu a dela. Ter esta experiência é muito bacana, pois fortalece o nosso relacionamento pessoal, nos deixando mais próximas e amigas”, diz.

Por fim, elas garantem que não é um desafio separar o lado pessoal do profissional. “Amamos o que fazemos e, mesmo trabalhando na parte administrativa, estamos cuidando de alguém, das vidas das pessoas”, celebra.

WhatsApp Image 2024-05-09 at 11.22.19

Raquel e Amélia posam na Árvore das Digitais. (Crédito: Arquivo Pessoal)