Unidade intensifica a cobertura vacinal para crianças com foco em poliomielite e sarampo, garantindo proteção e prevenção para a comunidade local
A UBS São Jorge deu início ao programa de Monitoramento das Estratégias de Vacinação (MEV) na comunidade local em 31 de julho. Seu intuito é avaliar se a cobertura vacinal de crianças está alinhada com o Programa Nacional de Imunização (PNI).
A meta do programa é realizar a avaliação de 10 crianças por setor censitário, totalizando 40 delas por serviço de saúde. O foco está em indivíduos com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, que estejam presentes em seus domicílios. Tal avaliação será realizada através da verificação do cartão vacinal e consulta aos sistemas SIGA e SIPNIP.
A equipe encarregada do MEV é composta pela enfermeira Aline Albano, responsável pela administração das vacinas, um auxiliar de enfermagem, que atuará como vacinador, e os agentes comunitários de saúde. O foco principal é a atualização das vacinas contra poliomielite e sarampo.
De acordo com Lívia Souza, da UBS São Jorge, o monitoramento é crucial para garantir a cobertura vacinal das crianças, algo fundamental na prevenção de doenças. “As vacinas são essenciais para a proteção das crianças contra problemas evitáveis e para a manutenção da saúde pública”, destaca.