Primeira Jornada – Acreditação ONA

No último dia 02 de setembro, a Coordenação do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), na Região Saca, em São Paulo, realizou com sucesso a primeira Jornada Interativa, como parte da campanha de “Acreditação ONA”. O evento teve como objetivo disseminar políticas institucionais de forma prática e esclarecedora para os colaboradores, marcando uma importante fase no processo de Acreditação nos padrões da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

A Jornada aconteceu nas instalações da Universidade de Santo Amaro (UNISA), que disponibilizou 09 salas de aula e 02 auditórios durante a manhã de sábado. Isso permitiu que o evento fosse um sucesso, oferecendo um ambiente propício para a troca de conhecimento.

O público-alvo do evento foi composto pelos colaboradores das unidades UBS Chácara Santo Antônio, UBS Jardim Aeroporto, UBS Jardim Miriam II e UBS Jardim Umuarama, todas sob gestão do INTS, que estão em processo de Acreditação nos padrões da ONA. Participaram também os gerentes de todas as unidades da Região Santo Amaro e Cidade Ademar (SACA).

No auditório principal, ocorreu a abertura do evento, que contou com atividades interativas, sorteios e brindes oferecidos pelos Agentes da Alegria. Além disso, foram apresentados diversos temas relevantes, incluindo Estratégias (Políticas Institucionais e a relação das áreas administrativas com os serviços de saúde), Governança Clínica, Qualidade e Segurança do Paciente, Biossegurança, Facilities, Financeiro, Informação, Comunicação e Responsabilidade Socioambiental.

Durante o evento, os responsáveis pelas estações apresentaram diretrizes, fluxos, procedimentos e protocolos relacionados a políticas de Acolhimento, Emergência, Consulta Médica, Visita Domiciliar, Exames, Medicamentos, Procedimentos, Imunização, Saúde Bucal, Grupos e Equipe Multiprofissional, Farmácia, CME e SAME.

O público foi dividido em duas turmas, totalizando 14 grupos, e todos os espaços mantiveram-se ativos simultaneamente do início ao fim do evento. Em formato de circuito, os grupos da Turma 01 visitavam as estações, trocando de espaço a cada 10 minutos, sem repetição de estação, enquanto a Turma 02 assistia às palestras no auditório. Em um momento de grande harmonia, a equipe organizadora realizou a transição de público nos espaços, movimentando 268 pessoas ao mesmo tempo, sem qualquer problema.

A equipe de apoio foi essencial para o sucesso do evento e era composta por 40 colaboradores de todos os setores da Coordenação INTS SACA. Eles desempenharam diversas funções, como credenciamento, recepção, apoio em auditório e estações, entrega de kits lanche, transporte de pessoas, entrega de certificados, configuração geral dos espaços, guias de estações, entre outras.

Dentre os presentes, destacam-se importantes membros da Coordenação INTS SACA, incluindo Roberson Kitamura, Diretor Técnico, César Damazio, da Gerência Executiva, Roselia Lessa, Supervisão Técnica de Saúde, e Renata Ginez.

A primeira Jornada Interativa marcou um passo significativo no compromisso da Coordenação INTS SACA em disseminar conhecimento e fortalecer as políticas institucionais em prol da excelência no atendimento em saúde.

IMG_6620
IMG_5704
IMG_5847
IMG_5912
IMG_5654
IMG_5785
IMG_5853
IMG_5927
IMG_6004
IMG_5835
IMG_5867
IMG_5982