Prefeitura realiza Avança Saúde Hipertensão em todas as UBSs neste sábado (30)

Serão realizados exames, atendimentos médicos, busca ativa de hipertensos não diagnosticados, aplicação de vacinas e atividades educativas de prevenção às doenças cardíacas e promoção de qualidade de vida.

São Paulo, 28 de abril de 2022 – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, neste sábado (30), o Avança Saúde Hipertensão em suas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A ação, referente ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado na última terça-feira (26), ocorrerá das 8h às 17h.

O Avança Saúde Hipertensão tem o objetivo de intensificar a assistência à saúde dos munícipes no contexto pós-pandêmico. Por isso, ao longo de todo o dia, haverá aferição da pressão arterial, peso, altura, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal, além de estratificação de risco cardiovascular, consulta médica, orientação quanto ao uso racional de medicamentos, nutrição, entre outros.

A ação, realizada por meio da Secretaria-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde (Seabevs) da SMS, faz parte das ações de promoção à saúde e às Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), realizadas ao longo dos meses de abril e maio na rede SUS da capital.

As UBSs participantes da programação também promoverão rodas de conversa sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), busca ativa de hipertensos não diagnosticados com agentes comunitários de saúde para sensibilização da importância do monitoramento da pressão arterial, aplicação de vacinas, além de avaliação e triagem de risco para o câncer bucal.

“Esse é mais um importante trabalho da SMS com foco na promoção do autocuidado e prevenção de doenças cardíacas e do acidente vascular cerebral. Para isso, mobilizamos toda a nossa rede para o monitoramento e assistência médica de portas abertas, além de informar a população quanto aos benefícios da nutrição e da mudança no estilo de vida”, diz a secretária-executiva da Seabevs, Sandra Sabino.

As UBSs podem ser encontradas por meio da plataforma Busca Saúde no endereço: (http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/).

FONTE: Prefeitura SP