Prefeitura inicia Avança Saúde Criança e Adolescente em todas as UBSs neste sábado (20)

Prefeitura inicia Avança Saúde Criança e Adolescente em todas as UBSs neste sábado (20) 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, neste sábado (20), o Avança Saúde Criança e Adolescente nas 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, que estarão abertas das 8h às 17h, inclusive, realizando o Dia D de multivacinação. A iniciativa, que ocorrerá ao longo dos meses de agosto e setembro, tem como objetivo reforçar o cuidado nos diferentes estágios de desenvolvimento dessa população.

A ação ocorre após a semana internacional da primeira infância, celebrada nos cinco primeiros dias do mês e durante a campanha Agosto Dourado, voltada ao aleitamento.

Para o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, “a atenção nos primeiros estágios de vida é fundamental para a cultura em saúde da população, responsável por evitar doenças e complicações ao longo da vida”.

As ações, que começam neste sábado, estão voltadas não somente ao atendimento curativo, mas estão estruturadas para prevenir as doenças e construir ambientes e alternativas de vida mais saudáveis.

“Essa iniciativa é muito importante para a atenção integral à saúde da criança e do adolescente, pois fortalece as ações já desenvolvidas pelas equipes da Atenção Básica”, destacou a diretora da Divisão de Ciclos de Vida, da Área Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente, Athenê Maria de Marco Mauro.

As UBSs participantes promoverão atualização cadastral de crianças e adolescentes, orientações sobre o aleitamento materno, aplicação de vacinas, atendimento de saúde bucal, além de oferecer atividade lúdicas para as crianças, como teatro, colagem, contação de histórias e brincadeiras. Para os adolescentes, também serão ofertadas a atualização das carteirinhas de vacinação e teste rápido para HIV e sífilis.

As UBSs podem ser encontradas por meio da plataforma Busca Saúde no endereço: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/