PAVS – Curso do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS – Formação dos Agentes de Promoção Ambiental

Curso do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS – Formação dos Agentes de Promoção Ambiental – 2020:

Foi realizado pela equipe de Responsabilidade Socioambiental e a equipe de Treinamento e Desenvolvimento durante os meses de outubro, novembro e dezembro, o Curso PAVS – Formação dos Agentes de Promoção Ambiental – 2020.

O curso abordou as seguintes temáticas:

– Promoção da Saúde e Estratégia Saúde da Família;

– A3P;

– Biodiversidade e Arborização;

– Horta e Alimentação Saudável

No dia 08/12/2020 no auditório da Coordenação do INTS-SACA foi realizado o último encontro de formação, bem como a entrega dos Certificados para os Agentes de Promoção Ambiental, participantes do Curso.

Estiveram presentes no evento o Gestor Regional do PAVS, representando a Coordenadoria de Saúde Sul, a Supervisora Técnica de Saúde de Cidade Ademar e Santo Amaro, em exercício, Claudio Espin representando a Diretoria do INTS-SACA e o Dr. Raphael Rocha, Diretor Regional do INTS em São Paulo. Também estiveram presentes no evento representantes dos gerentes das Unidades Básicas de Saúde com Estratégia Saúde da Família.

A Coordenadora de Relações Institucionais Jussara Cassia, apresentou o Balanço PAVS/RSA com dados qualitativos e quantitativos das atividades de Promoção à Saúde, realizadas na microrregião de Cidade Ademar e Santo Amaro na nova gestão do INTS-SACA pela equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis e a equipe de Responsabilidade Socioambiental do INTS-SACA.

Houve também a apresentação dos resultados do Projeto Saúde Ambiental e Territórios AEDES Não pela Educadora do setor de Responsabilidade Socioambiental Paula Arnoldi. O Projeto faz parte do plano de metas da STS-SACA e CRS-Sul, órgãos desconcentrados da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. O projeto teve como objetivo reduzir os índices de arboviroses em seus respectivos territórios de atuação e combate ao COVID-19.

E para complementar o evento também houve a participação da Supervisora de Educação Permanente, Lidiane Mello com o momento de Espiritualidade, além da participação das equipes NASF com práticas integrativas e da musicoterapeuta do CAPS Infantojuvenil.

Considerando ainda o cenário atual de pandemia, ressalta-se que a equipe organizadora, bem como os participantes do encontro, atenderam os protocolos de segurança, em consonância ao Decreto Estadual Nº 64.959/2020 que estabelece o uso geral e obrigatório de máscaras de proteção facial no contexto da pandemia da COVID-19.