Palestras Mês de Junho

Dia 25/06

Roda de Conversa online: Violência Contra a Pessoa Idosa: “Vamos conversar sobre isso?”

Palestrantes

– Fabiana Petito: Psicóloga URSI Cid. Ademar

– Kelly Simões Sérgio: Assistente Social URSI Cid. Ademar

O encontro “Violência contra a pessoa idosa: Vamos conversar sobre isso?” Foi realizado em parceria do setor de Treinamento e Desenvolvimento do INTS SACA e da URSI Cidade Ademar para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15/06. A moderação do encontro foi realizada pela Fabiana Petito, psicóloga da URSI Cidade Ademar, e pela Kelly Simões Sérgio, Assistente Social da URSI Cidade Ademar. Reflexões acerca dos tipos de violência sofrida pela pessoa idosa, da importância da notificação de violência como ferramenta de gestão dos casos e de políticas para o enfrentamento e, por fim, da necessidade de ampliar o alcance da Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa (AMPI) na atenção básica, estimularam a participação de vários profissionais da rede assistencial de SACA. Já ao final da discussão, a polêmica inclusão da Velhice como doença por parte da Classificação Internacional de Doenças (CID) 11 fez com que profissionais levantassem a bandeira em defesa da despatologização da vida.

Dia 28/06

Roda de Conversa online: Desvendando a sopa de letrinhas. Mitos e verdades sobre a comunidade LGBTQIA+

Convidado:

– Luís Fernando Araújo

Mini currículo: Enfermeiro em um centro de especialidades em Infecções sexualmente transmissível na cidade de São Paulo, Especialista em gestão de enfermagem, Participante das discussões científicas do Núcleo Trans  da UNIFESP, Ativista pelos direitos humanos e Militante pela causa LGBTQIA+ e minorias.

A roda de conversa Desvendando a sopa de letrinha: Mitos e verdades sobre a comunidade LGBTQIA+ contou com a participação do Enfermeiro Luis Fernando Araujo, Especialista em Gestão de Enfermagem, participante das discussões científicas do núcleo “trans” da UNIFESP e ativista pelos Direitos Humanos e militante pela causa LGBTQIA+ e minorias. Fernando trouxe o histórico do movimento de luta contra a Homofobia, desde o seu surgimento até os dias atuais. Contextualizou e explicou cada uma das letras presentes na sigla, bem como o significado da disposição delas na ordem  atual da abreviatura. A aprovação pelo STF do uso do nome social também ganhou destaque durante o encontro. Por fim, a roda seguiu discutindo os mitos e verdades relacionados com a comunidade LGBTQIA+. Ao final do encontro, percebe-se que ainda há muitos assuntos e temas importantes a serem debatidos em encontros futuros com a temática em questão.