Palestras Mês de Julho

 

Dia 22/07

Roda de Conversa online: Conversa sobre Hepatites Virais: da Suspeita ao Tratamento, onde me encaixo nisso?

Palestrantes

– Dr. Ricardo Antônio Lobo: Médico infectologista, responsável pelo atendimento aos pacientes da região de Santo Amaro e Cidade Ademar, no Hospital Dia Cidade Ademar.

Durante o diálogo da Roda, foram apresentadas as situações epidemiológicas, tanto no Brasil, quanto no âmbito mundial. Além disso, foi compartilhada as metas do Plano de Eliminação das Hepatites Virais da OMS, para reduzir em 90% as novas infecções em 65% o índice de mortalidade.

A contextualização com a pandemia da COVID-19, remeteu a preocupante redução do número de diagnósticos de hepatites e isso compromete no Plano de Eliminação das Hepatites Virais da OMS, devido a subnotificação. Nesse contexto, é preciso estar atento para a busca de novos diagnósticos e estímulo à imunização dos pacientes.

Dia 28/07

Roda de Conversa online: Conhecendo Seu Ambiente de Trabalho – Uma Visão Ocupacional

Palestrantes

– Lívia Penteado: Psicóloga CAPS Adulto II Cidade Ademar.

– Lívia Okamura: Psicóloga CAPS Adulto II Cidade Ademar.

O encontro foi realizado nessa data, em homenagem ao dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, que foi comemorado dia 27/07.

Reflexões sobre tipos de acidentes de trabalho foram abordados, dando ênfase na saúde mental, mais especificamente sobre a Síndrome de Burnout, conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.

A abordagem nos permitiu compreender o quanto o estado emocional influência na ocorrência de vários tipos de acidentes, além da importância do autocuidado e de manter o ambiente de trabalho agradável e acolhedor. Para concluir, foi falado das diversas formas de prevenção como terapias, yoga, boa alimentação, momentos de descontração e relaxamento.

Dia 30/07

Roda de Conversa online: 3º Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos. A Redução de Danos Emancipatória – Desafios e Estratégias da atuação e cuidado a consumidores de Álcool e outras Drogas.

Facilitadora

– Aline Godoy Vieira: Terapeuta Ocupacional (USP), Especialista em Farmacodependências, Mestra e Doutora em Saúde Coletiva. Experiência profissional em CAPS AD, Articulação de fóruns, Produção de conhecimento sobre a prática de trabalho em AD e RD, Docência, Implementação e monitoramento de projetos intersetoriais, Consultoria Técnica do Ministério da Saúde – Programas de Prevenção – CGMAD (2015-2017) e Supervisão clínica e institucional.

Mediação

– Equipe CAPS AD Cidade Ademar.

Evento online foi aberto ao público e contou com a participação de trabalhadores da saúde, representantes de outros equipamentos da RAPS, da Atenção Básica, Urgência e Emergência, Supervisão Técnica em Saúde, além de usuários e familiares do CAPS AD II Cidade Ademar.
Com o tema “Redução de Danos Emancipatória” e com as contribuições e provocações da facilitadora Aline Godoy Vieira, doutoranda da USP, o encontro foi uma roda de conversa que proporcionou um diálogo franco e aberto sobre o cuidado humanizado, em liberdade aos usuários de drogas. Trouxe à pauta a crítica da sociedade contemporânea sobre consumo, no qual as drogas são uma dentre tantas mercadorias que se interpõem entre o sujeito e sua experiência no mundo, e que carecem de olhar atento para não totalizar nem generalizar as narrativas individuais a partir de preconceitos.
A discussão mostrou-se oportuna, na medida em que permitiu que diferentes agentes do SUS na Saúde Mental pudessem colocar dúvidas, angústias e proposições, na busca de avançar na construção de conhecimentos sobre consumo de drogas, para além dos saberes institucionais e pautado por evidência científica.