Palestras Mês de Agosto

Dia 01 a 07/08

Roda de Conversa online: Amamentação no Contexto da Covid-19

Em comemoração à Semana Mundial da Amamentação, que ocorre de 01 a 07/08, foi realizada a Roda de Conversa “Amamentação no Contexto da Covid-19”.

A enfermeira Daniela Daniele, da UBS Cidade Júlia, que é consultora de amamentação e especialista em saúde da família e a nutricionista Wanessa Glória, da AMA/UBS Jardim Miriam I, nutricionista clínica com experiência em saúde materno-infantil, foram convidas a compor esse diálogo.

A Roda possibilitou atualizações sobre amamentação, além de trazer informações importantes sobre o assunto no contexto da COVID-19. Também foi explanado os objetivos do desenvolvimento sustentável, uma iniciativa do Hospital Amigo da Criança, bem como a importância de uma rede de apoio para a amamentação. O bate papo e engajamento dos profissionais enriqueceu o debate, mostrando que o tema é de extrema importância.

A Roda foi finalizada com uma frase inspiradora da Enfermeira Roberta: “para mudar o mundo, temos primeiro que mudar a forma de nascer e a amamentação é a principal forma de humanização”.

Dia 13/08

Roda de Conversa online: Paternidade: Como criar conexão e tempo de qualidade com seu filho?

A Roda de Conversa “Paternidade: Como criar conexão e tempo de qualidade com seu filho?”, ocorrida em 13/08/2021, em comemoração ao mês dos pais, procurou dialogar sobre conceitos e definições da paternidade, imposições da sociedade e quebra de paradigmas. O setor de Treinamento e Desenvolvimento do INTS SACA convidou para esse momento, Leandro Pereira, gerente da UBS São Jorge, que além da sua relevante atuação na organização, é pai de 02 filhos e tem grande familiaridade com o tema. Durante a roda foram abordados assuntos relacionados à importância dos pais no contexto da família, importância do seu protagonismo, tendo um papel imprescindível de referência, responsabilidade, respeito, criar laços de confiança e respeito com os filhos.

Dia 27/08

Roda de Conversa online: Implantando o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo

A Roda de Conversa Implantando o Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, aconteceu em 27/08/2021, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29/08.
Foram abordados conceitos, legislação e o passo a passo da implantação do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo.

Para esse debate, foram convidadas duas palestrantes, a médica Dra. Gisele Sugai, entusiasta e instrutora do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e a Supervisora de Farmácia Juliana Vasconcellos, ambas atuam na Assessoria Técnica da Coordenação do INTS SACA.  Durante a Roda foram abordados assuntos relacionados ao que é considerado sucesso no programa, adesão e monitoramento. Os profissionais participaram com depoimentos inspiradores das experiências obtidas com o programa.