Violência contra pessoas na 3ª idade, muitas vezes, é naturalizada pela sociedade
A UBS Parque Doroteia organizou um grupo voltado para idosos, mas com a participação de familiares e cuidadores, em 18 de junho. Realizado no salão da Associação de Moradores do Jardim Santa Terezinha, o evento teve como objetivo discutir temas cruciais para a proteção e bem-estar das pessoas na 3ª idade. Conduzida por uma assistente social, uma psicóloga e uma enfermeira, a palestra abordou os direitos dos idosos, tipos de violência e implicações legais, além da importância de identificar e prevenir tais violências.
“Com o aumento da longevidade, a população idosa tem crescido significativamente. É essencial falarmos sobre a proteção e o respeito aos direitos dos idosos,” afirmou Samia Aued Siqueira, gerente da UBS Parque Doroteia, ressaltando o quanto a violência contra o idoso, muitas vezes, é naturalizada pela sociedade e pela família. “A própria pessoa não identifica muitas ações violentas como tal, pois tudo é muito sutil e acaba passando despercebido.”
Entre os exemplos citados pela gestora estão o abuso econômico e o isolamento social imposto por familiares. “Sendo assim, o Junho Violeta vem para conscientizar a família e a sociedade sobre os vários tipos de violência e também para promover ações que garantam a dignidade e bem-estar das pessoas nesta faixa etária.”
RELATOS PESSOAIS
Durante a palestra, que contou com a participação de 40 pessoas, entre idosos, cuidadores e familiares, foi enfatizada a importância do cuidado com quem cuida, ressaltando que o estresse e a carga emocional dos cuidadores não devem levar, involuntariamente, à violência contra os idosos. Para ilustrar a complexidade e a importância do tema, tanto idosos e cuidadores compartilharam relatos pessoais, proporcionando um ambiente de reflexão e empatia.
Após a palestra, os participantes puderam relaxar e expressar suas emoções através da arteterapia, promovendo um momento de descontração e alívio. Esta atividade foi muito bem recebida, reforçando a necessidade de mais eventos que ofereçam suporte emocional e educacional tanto para os idosos quanto para seus cuidadores.