I Fórum Regional de Reabilitação de Santo Amaro e Cidade Ademar

O fórum de reabilitação é um dos dispositivos de conexão da rede de cuidados à pessoa com deficiência. A perspectiva do cuidado em rede é estruturante da organização do SUS e está previsto nos documentos norteadores. As ações em saúde das pessoas com deficiência e em reabilitação atravessam os equipamentos da rede, assim como as demandas de cuidado dessas pessoas que não são restritas aos serviços especializados, tampouco aos serviços de saúde. Por isso é extremamente necessário que haja a interação entre os serviços e profissionais, para que as pessoas sejam atendidas em sua integralidade.

Nessa perspectiva, o I Fórum Regional de Reabilitação de Santo Amaro e Cidade Ademar, ocorreu no dia 26 de maior de 2023 na UNISA Campos II – Santo Amaro e reuniu principalmente trabalhadores e usuários dos serviços de saúde da rede local e abordou o tema da dor crônica. O evento foi pensado e organizado pelos CER III Santo Amaro e o CER III Cidade Ademar, serviços de referência de Reabilitação do território e contou com o apoio dos setores de Treinamento e Desenvolvimento, Assessoria Técnica e Comunicação do INTS.

De acordo com a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, aproximadamente 50 milhões de brasileiros apresentam dores crônicas e estima-se que de 15 a 25% dos adultos sofrerão desta condição em algum momento da vida. A dor é o motivo mais frequente de busca por serviços de saúde no Brasil, que acomete 70% das pessoas atendidas como queixa principal, tornando-se assim um importante problema de saúde pública.

O objetivo do encontro foi explanar e trocar experiências entre os profissionais convidados com experiência no atendimento às pessoas com queixas de dor crônica. Helena Della Torre Galinari, Interlocutora da Área Técnica da Pessoa com Deficiência da Coordenadoria Regional de Saúde Sul abriu o evento com considerações gerais sobre o tema, e as ações mobilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. O tópico da Fisiologia e Fisiopatologia da Dor: conceito, definição, tipos de cor e dores osteomusculares, foi conduzido por Camila Trindade Picollo, Profissional de Educação Física, Fisiologista e Doutora em Fisiopatologia e Ciências da Saúde pela UNIFESP e Wesly Lopes, fisioterapeuta do Centro de Referência de Dor Crônica Parque Maria Helena e Pós-Graduado em Fisioterapia Musculoesqueléticas pela Santa Casa de São Paulo. Já o aspecto do Manejo e Tratamento da Dor: formas de tratamento e manejo da Dor na Atenção Primária à Saúde e Rede Assistencial Especializada, foi conduzido pelo Jairo Valentin Silva, Psicólogo do AMA/UBS Vila Joaniza e Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP; Hugo Carmo, Profissional de Educação Física da Equipe Multiprofissional da Atenção Básica da UBS/ESF Vila Guacuri e MBA em Gestão de Esportes e Formação em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); Daniela Campagnolli, fisioterapeuta da equipe de Reabilitação em Dor Crônica do CER III Cidade Ademar e Especialista em Saúde Pública e Dr. Thiago Albuquerque, Médico do Treinamento e Desenvolvimento INTS SACA e Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Ao final, os convidados responderam às dúvidas dos participantes do fórum, com a mediação da fonoaudióloga do Centro Especializado em reabilitação Gislene Andrade Tomazelli.

IMG_2963
IMG_2972
IMG_3043
IMG_3132
IMG_3190
IMG_2965
IMG_2974
IMG_3063
IMG_3130
IMG_3219
IMG_2967
IMG_2994
IMG_3117
IMG_3122
IMG_3239
IMG_2986
IMG_3002
IMG_3016
IMG_3150
IMG_3141