HDSA ganha prêmio hospitalar por promover a segurança do paciente

Premiação destaca soluções bem-sucedidas implementadas em instituições de saúde da América Latina, com potencial para serem aplicadas em outras organizações

Um estudo sobre uma linha de cuidados para detecção precoce de câncer de mama em mulheres, idealizado pelo Hospital Dia Santo Amaro foi agraciado, no último dia 9 de julho, com o primeiro lugar no “Prêmio Júlia Lima”, promovido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE).

A premiação foi concedida pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) durante o “9º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde”, evento organizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), uma renomada entidade sem fins lucrativos dos Estados Unidos.

O estudo foi elaborado com a finalidade de reduzir o tempo de espera das pacientes, tendo como principal objetivo otimizar o diagnóstico precoce, resolutividade no tratamento e proporcionar diagnóstico precoce e assertivo, levou o 1º lugar. Para a coordenadora de ensino e pesquisa do INTS, Tatiane Florentino, “este prêmio coloca a OSS dentre as organizações que estão preocupadas com a segurança do paciente”, contou.

Em um ano de realização do estudo, o tempo de espera foi reduzido em 94 dias, entre exame de imagem primário, diagnóstico e encaminhamento para realização de tratamento cirúrgico ou seguimento clínico. Foram mais de 24,7 mil exames de imagem para diagnóstico, entre ultrassonografia de mama e mamografia digital, com 41 mulheres diagnosticadas e encaminhadas para seguimento do tratamento.

“Tenho muito orgulho de incentivar os colaboradores que fazem a operação e a assistência nas nossas unidades a pensarem criticamente e divulgarem os dados de cada intervenção exitosa por meio da escrita científica. Este é apenas o começo de diversas ações que temos a desenvolver”, finalizou Tatiane.

 

Sobre o prêmio

O “Prêmio Júlia Lima” é uma iniciativa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) com o objetivo central de reconhecer ações voltadas à promoção da segurança do paciente. A premiação homenageia a jovem bailarina Julia Giuliani Cruz Lima, que faleceu em 2015 após um evento adverso catastrófico.

O prêmio é concedido a cada dois anos e destaca soluções bem-sucedidas implementadas em instituições de saúde da América Latina, que posam ser aplicadas em outras organizações.

WhatsApp Image 2024-08-06 at 15.55.53 (1)
WhatsApp Image 2024-08-06 at 15.56.15 (1)
WhatsApp Image 2024-08-06 at 15.55.53 (2)
WhatsApp Image 2024-08-06 at 15.58.51 (1)
WhatsApp Image 2024-08-06 at 15.55.53
WhatsApp Image 2024-08-06 at 15.58.55 (1)