Educador Físico da UBS Parque dos Búfalos fala sobre atividade física na terceira idade

Manter corpo e mente ativos na terceira idade é essencial para garantir saúde, bem-estar e independência. O Grupo de Caminhada da UBS Parque dos Búfalos tem sido um exemplo de como o exercício pode transformar vidas, como os seus próprios participantes contam a seguir.

Para Sebastião Viturino de Araújo, 71 anos, a caminhada vai além dos benefícios físicos: “Participar do grupo melhora não só minha saúde, mas também me dá a chance de socializar e interagir com outras pessoas”, conta. Já para Cremilda Vicente Ferreira, 62 anos, a atividade física tem um impacto ainda maior: “Conhecer lugares e pessoas novas durante uma simples caminhada me tira do isolamento e melhora minha dificuldade de conversar com outras pessoas”, compartilha.

Com o intuito de incentivar a participação de mais pessoas, Cícero Romão, educador físico da UBS, traz orientações: “Melhor do que praticar qualquer exercício, é escolher aquelas atividades que são mais prazerosas para cada um, começando com intensidade leve e aumentando gradativamente. O que ajuda muito também é contar com um parceiro ou grupo para manter a motivação”, pontua Cícero.

Por fim, ele destaca: “A UBS Parque dos Búfalos reforça a importância da prática de atividades físicas na terceira idade, incentivando os idosos a se manterem ativos e integrados à comunidade, promovendo saúde e qualidade de vida.”