Confira o funcionamento das unidades da rede municipal no feriado de 12 de outubro

Vacinação contra Covid-19, poliomielite e outras doenças ocorre nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, nesta quarta-feira, 12 de outubro, algumas unidades na capital paulista estarão com funcionamento alterado em função do feriado de Nossa Senhora Aparecida. As campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação ocorrem nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h. 

 

Os endereços das AMAs/UBSs Integradas podem ser consultados na página Vacina Sampa: 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/coronavirus/index.php?p=307599.  

 

A imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Para primeira dose adicional (DA1), estão elegíveis pessoas acima de 12 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose adicional (DA2) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade que recebeu a DA1 há pelo menos quatro meses. Está disponível, ainda, a terceira dose adicional (DA3) para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 40 anos. 

 

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até 30 de outubro para crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade. A campanha tem como objetivo imunizar, com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as crianças que tenham o esquema prioritário completo da vacina inativada contra a poliomielite (VIP). Na vacinação de rotina do calendário, a VIP deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade, e a VOP aos 15 meses e aos quatro anos. 

 

Na campanha de multivacinação, destinada ao público até 15 anos, além da VIP e da VOP, são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, influenza e HPV. 

 

Veja a seguir o que abre e o que fecha durante o feriado. 

  

Estarão ABERTOS: 

– Hospitais Municipais; 

– Prontos-socorros Municipais; 

– Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); 

– Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);  

– Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);  

– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192);  

– Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 12h – das 7h às 19h; 

– AMAs/UBSs Integradas – das 7h às 19h, inclusive para vacinação; 

– Centro de Controle de Intoxicações (CCI). 

 

Estarão FECHADOS: 

– Unidades Básicas de Saúde (UBSs); 

– Ambulatórios de Especialidades (AEs); 

– Hospitais Dia (HD) 12h; 

– Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II; 

– Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos); 

– Centros Especializados em Reabilitação (CERs); 

– Unidades da Rede Municipal Especializada em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/Aids; 

– Hospitais públicos veterinários e Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos; 

– Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis). 

 

Além desses equipamentos, os Hospitais Dia (HD) 24h e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III atenderão apenas demandas internas. Já a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estarão em regime de plantão.