Após participação em treinamento de Emergência na Atenção Primaria, nosso colaborador, Dr. Thiago Canto, RT médico da UBS São Jorge, recebeu a lição de casa de transmitir e capacitar sua unidade de origem para o atendimento em urgência e emergência. Contudo, percebeu-se que devido à rotina do serviço não seria possível passar um longo período em um único encontro de treinamento. Assim, surgiu a ideia de organizar o treinamento em seis encontros de 1 hora cada, sendo quatro teóricos e dois práticos. Contado para tal com a participação do residente de medicina de família e comunidade e de um enfermeiro.
Algo interessante foi observar que a cada encontro os profissionais puderam atender, por coincidência, os mesmos casos abordados na capacitação. Dor torácica, crises convulsivas, intoxicação etc. Com isso, a equipe vibrou e os atendimentos foram realizados com sucesso.
Porém, após a aula sobre parada cardiorrespiratória perceberam o distanciamento da teoria e a realidade na atenção primária. Afinal, sabe-se que não se trata de um caso frequente nas UBS. Assim, surgiu a ideia de fazer uma simulação realística e surpresa para os profissionais. O gerente da unidade, Leandro Pereira, concordou e apoio a ideia de ver na prática a reação dos profissionais. Tudo sem o conhecimento de grande parte da equipe. Após a definição do caso foi selecionado o paciente que poderia participar como ator e fazer a simulação. No dia combinado o paciente E.J.S. chegou na unidade simulando um infarto e imediatamente foi socorrido. A equipe inteira se mobilizou, colocou em prática todo o aprendizado das aulas teóricas e o atendimento foi perfeito. Conseguiram “salvar a vida” do Sr. EJS. Por fim, o mais gratificante de tudo foi ver a satisfação da equipe e do usuário ao poder contribuir para o crescimento da unidade.