Com direito a bateria, geladinho e até banho de mangueira, os CAPS da região SACA reuniram colaboradores, usuários e familiares em 28 de fevereiro, com o intuito de comemorar o carnaval no bloco Unidos Fora da Caixinha. Além de celebrar a diversidade e a inclusão, o cortejo também fez parte das ações dos Agentes de Promoção Ambiental para conscientização da população no combate à dengue.
Segundo Diego Mello Pereira, oficineiro no CAPS Adulto Cidade Ademar, o carnaval de rua é um espaço que permite, através da alegria e festividade, a inclusão de pessoas com deficiências físicas ou mentais na sociedade: “Quem frequenta o CAPS é taxado de louco e excluído do convívio social. Colocarmos o Unidos Fora da Caixinha na rua é uma forma de inserir essas pessoas nesse movimento social e reivindicar, inclusive, o direito ao lazer”.
Juntamente com os CAPS, entidades da educação e da assistência social também marcaram presença no bloquinho, além das crianças do CCA Vila Criança Feliz, que aproveitaram o momento para entoar marchinhas que reivindicavam os direitos da criança e do adolescente: “Não podemos esquecer que o carnaval também é político. Nosso intuito é, de uma forma lúdica, garantir uma vida digna e feliz para todos que, de uma forma ou de outra, estão à margem da sociedade”, finaliza Diego.