O CAPS Adulto III Largo Treze deu início, em 15 de janeiro, a uma iniciativa inovadora para fortalecer as relações interpessoais e o bem-estar emocional de sua equipe. Com foco no uso de tecnologias leves, a gestão propôs a pintura em tela como ferramenta para troca de sensações, expressão e reflexão, promovendo um ambiente de trabalho mais integrado e humano.
Segundo Rosy Hellen Mattos Costa de Tulio, gerente do serviço, a atividade foi introduzida durante a reunião geral, que abordou temas como trabalho em grupo, comunicação, relacionamento interpessoal, resolução de conflitos e senso de pertencimento. “Esses tópicos foram explorados de forma colaborativa, destacando a importância de um ambiente onde cada voz seja ouvida e valorizada”, explicou.
Com o intuito de incluir todos os membros, inclusive o time noturno, as telas utilizadas na intervenção coletiva foram mantidas na sala da equipe, permitindo que todos tivessem a oportunidade de se expressar e participar da construção conjunta.
Para Rosy, essa iniciativa representa um passo importante na busca por um CAPS mais integrado e humano, onde o desenvolvimento pessoal e profissional caminham juntos. “Ao investir no bem-estar emocional da equipe, estamos, na verdade, investindo na qualidade do atendimento oferecido aos nossos usuários, construindo um espaço de cuidado e acolhimento entre a equipe e os usuários do serviço. Seguiremos sustentando trilhar esse caminho de crescimento e transformação de nossos fazeres, sempre valorizando a expressão, cuidado e conexão entre todos”, avaliou.