O Sankofa – Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra da Região SACA, convidou as crianças do território para um evento, desenvolvido com foco na saúde mental das crianças pretas e pardas, fortalecimento da identidade, representatividade e letramento racial, de forma lúdica através de brincadeira, desenho e escrita.
Foram realizadas brincadeiras e jogos africanos, escultura de balões, pintura, contação de contos africanos, confecção de Abayomi, participação de doutoras da alegria, apresentação de palavras africanas, gincana com bexiga com água, finalizando com desenho ou escrita sobre o evento, sobre si, utilizando lápis das diversas tonalidades de cor de pele.
Agattha, de 9 anos: – “Hoje eu e meu pai fomos ao parquinho, mas o que a gente não sabia era que eu ia fazer várias atrações tipo, eu descobri qual é a minha cor eu fiz abayomi. Descobri que minha cor é linda e meu cabelo também”.
Compareceram no em média 25 crianças entre 04 e 15 anos com seus responsáveis e 05 usuários do CAPS Adulto, além de membros do Sankofa formado por 11 colaboradores e 10 apoiadores das Unidades: AMA E Vila Constância, CAPS AD e Adulto Cidade Ademar, Supervisão de Saúde, UBS Vila Império II e convidados.