Cerca de 30 pessoas participaram da ação, que levou reflexão e informação para a comunidade
Em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, a UBS Chácara Santo Antônio realizou a 4ª edição da Caminhada com o mesmo nome, em 17 de junho. O foco era mobilizar a comunidade e chamar a atenção para a importância do respeito, da proteção e da garantia dos direitos das pessoas idosas.
A caminhada foi seguida por uma roda de conversa no Parque Severo Gomes, reunindo cerca de 30 participantes, entre idosos, profissionais da saúde e membros da comunidade. O momento proporcionou um espaço de escuta e troca, em que foram discutidas diferentes formas de violência, os canais disponíveis para denúncia e estratégias de prevenção.
Além de trabalhar a conscientização da comunidade, a atividade contribuiu para a valorização do envelhecimento ativo e para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora: “Nossa missão é promover saúde com dignidade em todas as fases da vida. E esse tipo de ação é uma forma de reiterar isso, já que é um espaço de escuta, reflexão e de assegurar os direitos da pessoa idosa”, destaca Tais Camargo, nutricionista da unidade.