15º FIDDH – Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos

O CAPS AD II – Cidade Ademar promove 15º FIDDH – Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos. O fórum ocorreu no CCA Seara Bendita e contou com a participação de diversos profissionais da rede socioassistencial do território e usuários dos serviços.
O encontro teve como proposta discutir sobre o “Uso de drogas e o direito à maternidade” e contou a facilitação de Carolina Perracini, terapeuta ocupacional e articuladora de humanização pelo Núcleo de Humanização da Secretária do Estado da Saúde de São Paulo, Giselly Japiassú, psicóloga da primeira equipe especializada em violência da região central de São Paulo e Kátia Giraldi, profissional da defensoria pública.
O fórum possibilitou o conhecimento do trabalho que vem sendo realizado na região central de São Paulo, com mulheres gestantes em situação de alta vulnerabilidade social, mulheres em situação de rua e em uso abusivo de drogas. Refletimos sobre as possibilidades de cuidado e a importância da articulação em rede para a garantia de direitos dessa população. E também sobre os estigmas e preconceitos que essas mulheres estão expostas cotidianamente, principalmente, sobre o racismo e machismo que impactam diretamente o acesso a garantia de direitos. Essas violências também estão presentes no âmbito institucional, sendo um desafio para os profissionais a descolonização do olhar para que de fato o cuidado seja proporcionado.

15º FIDDH – Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos