Com 15 unidades já “Acreditadas”, Região SACA está cada vez mais próximo de cumprir a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde
A manhã do dia 31 de julho foi marcada por fortes emoções no auditório da Coordenação na Região SACA, quando a diretoria do INTS reuniu gerentes e lideranças de 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para receberem o certificado de Acreditação ONA Nível 1. O evento ganhou um toque especial quando o gestor, ao subir ao palco para receber seu certificado, era surpreendido por um parente querido, especialmente convidado para entregar a premiação.
Com um total de 15 unidades já “Acreditadas”, o INTS está cada vez mais próximo de cumprir a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo e ter todas as 27 UBSs do território SACA certificadas. Nesta etapa mais recente, a organização concluiu a certificação das seguintes Unidades Básicas de Saúde: Jardim Miriam II; Jardim Novo Pantanal; Vila Império II; Laranjeiras; Jardim Apurá; Santo Amaro; Jardim Niterói; Vila Constância; Mata Virgem e Vila Guacuri.
Uma das apresentadoras do evento, a coordenadora de qualidade e compliance do INTS, Taneide Alves, ressaltou que a Acreditação representa um processo de mudança, além de um verdadeiro salto de qualidade no serviço. “Todos os usuários das unidades já ‘Acreditadas’ sentem a evolução na qualidade do atendimento nos serviços. O nosso foco é realmente a segurança deles, para que se sintam amparados e acolhidos”, observou.
Já César Damazio, gerente executivo da Região SACA, ressaltou que a celebração é o reconhecimento da diretoria aos colaboradores que estão a frente da gestão e operalização das unidades e que, com seus esforços, ajudam o INTS a cumprir a meta estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde. “Pretendemos acreditar todas as UBSs que pertencem à nossa rede e nivelar a qualidade de atendimento aos nossos usuários. Nos próximos meses, teremos mais unidades passando por esse processo”, observou.
O QUE É A ACREDITAÇÃO ONA?
Conforme estabelece a ONA (Organização Nacional de Acreditação), a Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
“Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua”, acrescenta a instituição.
No Nível 1, o serviço de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. As outras cinco unidades do INTS já acreditadas são: Chácara Santo Antônio, Jardim Umuarama, Vila Império I, Jardim Aeroporto e Campo Grande.