Semana da Luta Antimanicomial

O encontro de abertura da semana que celebra a Luta Antimanicomial trouxe o tema: “Residências Terapêuticas: uma casa para produção de vida”. A convidada, Profª Ianni R. Scarcelli falou sobre as conquistas da Reforma Psiquiátrica Brasileira, apontando as Residências como uma evidência na evolução do processo de desinstitucionalização de pessoas com transtornos mentais. Mas, mesmo com avanço da legislação em âmbito nacional, muitos desafios ainda são enfrentados na busca pela inclusão desses cidadãos em nossa sociedade, que mantém muitos aspectos da cultura manicomial, de controle e segregação, de valores ligados ao consumo e produtividade.

Uma das reflexões mais importantes trazidas pela palestrante e que reverberou em grande parte das pessoas que compunham a roda de conversa, foi a questão da tutela em relação aos moradores e o quanto, muitas vezes, em nome do cuidado podemos retirar sua autonomia, reproduzindo práticas alienantes. É preciso estar atento, pois o limite entre cuidar e controlar é muito tênue.
A cultura manicomial está dentro de todos nós; percebê-la e modificá-la é trabalho contínuo para a consolidação de uma sociedade que reconheça as diferenças e aprenda a lidar com a diversidade.

VEJA O VÍDEO

No segundo encontro da Semana da Luta Antimanicomial, contamos com a participação da Psicóloga e pesquisadora científica do Instituto de Saúde (IS-SES/SP), Monica Martins de Oliveira Viana. Foi uma ótima oportunidade de reflexão sobre a importância do Apoio Matricial como potência para ampliar a resolutividade das equipes apoiadas, efetivar a clínica ampliada e compartilhada e ampliar a articulação da rede através do apoio institucional e pautado no trabalho colaborativo. A roda também nos remeteu à reflexão dos desafios relacionados à pandemia e também aos movimentos de desmonte da saúde mental e do SUS, que antecederam a pandemia da COVID-19.

Hoje, 19 de maio de 2021, aconteceu o Segundo Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos (FIDDH), conduzido pela equipe do CAPS AD CIDADE ADEMAR, do INTS. O FIDDH integrou uma série de encontros construídos pela Rede de Atenção Psicossocial de SACA para comemorar o mês da Luta Antimanicomial. Foi um espaço muito produtivo de troca de saberes, reflexões e fortalecimento do protagonismo da equipe, além da proposição da ampliação do olhar para o cuidado da população que faz consumo problemático de drogas. Apesar de online as discussões foram calorosas e contaram com a presença de representantes de UBS, NASF, CAPS, CAPS ij, SRT, UAA, CAPS de outras regiões, STS, coordenadoria, usuários do CAPS AD Cidade Ademar e demais participantes. A proposta é que novos FIDDH aconteçam e possam se dar de forma itinerante, para acessar territórios mais vulneráveis e fortalecer redes de cuidado. Fique atento que novos encontros ainda estão por vir na programação do mês da Luta Antimanicomial do INTS.

O CAPS II Adulto Cidade Ademar em parceria com o setor de Treinamento e Desenvolvimento do INTS promoveu o encontro Reforma Psiquiátrica: desafios e possibilidades na RAPS, com a presença do convidado especial, Dr. Roberto Tykanori. Tyka, como é conhecido pelos mais próximos, proporcionou uma manhã repleta de conhecimento e reflexões sobre o histórico da Luta Antimanicomial e a trajetória da construção da liberdade coletiva dos considerados “loucos”. Promoveu a reflexão em relação aos nossos afetos e como se dão os processos de ajustamento e ruptura dos mesmos. A construção da liberdade está em reconhecer que somos seres afetivos e produzimos o aumento da potência afetiva através do ajuste de afetos. Foi um lindo evento!

No dia que antecede ao dia do Abraço (22/05), fomos presenteados e abraçados pela presença da psicóloga Karina Fukumitsu na Semana da Luta Antimanicomial. O encontro ocorreu na manhã da sexta-feira(21/05) e foi promovido pelo CAPS II Adulto Cidade Ademar em parceria com o setor de Treinamento e Desenvolvimento do INTS. O encontro iniciou com um lindo vídeo produzido pelo CAPS em homenagem à Semana da Luta Antimanicomial. Na sequência, Karina começou sua fala promovendo um “auto abraço” e “auto carinho” entre os participantes, remetendo a todos sobre a importância do autocuidado. Além disso, discorreu sobre a importância da identificação dos processos autodestrutivos que nos colocamos diariamente. Nos ensinou “um mantra” utilizado em seus grupos terapêuticos: “Eu sou eu, você é você. Eu não estou no mundo para satisfazer suas expectativas, nem vc as minhas. Se nos encontrarmos será ótimo, se não, não há o que fazer”. Por fim, trouxe a importância de transformar nossas impotências em potências para transformar nossa existência.

Estou à disposição, caso precise melhorar alguma parte do texto.

Conte comigo.

03 de junho, alguns anos depois de 13/07/1990. Aqui começa a contagem regressiva da vida de Tadeu,filho de Maria. Pouco sabemos da história dessa mulher, favelada, mãe de seis filhos, dos quais, nem mesmo ela, sabe muito sobre o pai ou os pais.
Tadeu nasceu numa terça-feira. Nesta época, seus dois irmãos mais velhos, apesar da pouca idade, entre 7 e 8 anos, já se viravam como podiam. Sempre estavam correndo,  muitas vezes carregando algo e nunca estavam sozinhos. Suas companhias, pessoas mais velhas, eram mentores e heróis para eles. Passavam mais tempo na rua do que em casa pois era difícil a convivência com a mãe, incapaz de qualquer tipo de afeto.
Maria tinha seus problemas e pouca ajuda familiar. Na verdade, só contava consigo mesma para, em troca do estrangulamento de sua feminilidade e autoestima, conseguir alguns trocados que evaporavam como fumaça em prazeres momentâneos. Tadeu pode ter sido fruto de um desses momentos que não traziam alegria e causavam muita vergonha e desespero para Maria.
Desde a barriga da mãe foi um sobrevivente. As urgências de Maria, nunca foram as dos filhos, e nelas não havia prioridade para planejamento familiar, pré-natal ou saúde da mulher.
A infância de Tadeu foi bem parecida com a dos irmãos. Muito esperto, malicioso por necessidade e instinto para continuar sobrevivendo. Frequentou brevemente a escola. Lugar onde pouco se identificou, por não ter facilidade com números e letras e por gostar muito de correr e fazer brincadeiras, muitas vezes consideradas inadequadas para o contexto educacional.
Em determinado momento dessa história, as vidas de Maria e Tadeu já não se encostam mais. Não sabemos o que aconteceu com ela, mas há boatos que se tornou invisível.
Neste momento da vida, que continua em contagem regressiva, Tadeu, agora com 10 anos, passa a morar com a avó, dona Helena. Não é difícil descrever a vida de dona Helena. Basta repetir parte da história de Maria: mulher, favelada, que agora cuida de 6 netos sozinha e ainda trabalha como empregada doméstica todos os dias.
À medida que a contagem regressiva da vida de Tadeu se aproxima do fim, de modo incoerente com o que se espera da infância, adolescência e juventude, seus interesses mudam. Na escassez de lugares saudáveis de esporte, lazer e cultura do seu bairro, um campinho sem trave, sem 11 jogadores de cada lado e apelidado de Campo da 12, que não era usado para o descobrimento de talentos para o esporte, passa a ser sua melhor atração.
Agora com 15 anos, a contagem regressiva de Tadeu se acelera mais ainda, principalmente com ajuda da frequência tão regular com que passou a ir em lugares como o Campo da 12, onde o número não nomeia somente o local, mas também as práticas que o permeiam, colocando pra escanteio e fazendo de gandulas jovens como ele.
Com tantos momentos de prazer e gozo, que da mesma forma que vinham, iam, o corpo e mente de Tadeu passou a não querer mais voltar para realidade ao qual vivenciava, e os momentos viraram horas, dias e noites. O pouco contato com a família, que já não tinha muito afeto, passaram a ser mais turbulentos.
Aos 16 anos, com a contagem regressiva de vida em velocidade exponencial, Tadeu já não consegue controlar mais a forma com que se relaciona com as pessoas, passa a não reconhecer familiares e parceiros e perde significativamente sua autonomia, sendo considerado incapaz de realizar escolhas ou mesmo opinar sobre si.
O desgaste de dona Helena, ao se desdobrar entre tantas tarefas diárias com os netos e trabalho, a afasta de Tadeu, agora com quase 17 anos. A única saída em vista, diante da falta de outras possibilidades e da urgência em destinar o neto, já não apto para viver em sociedade, é afastar Tadeu do mundo, do bairro e da convivência com outras pessoas.
Após um período de 99 dias afastado, sem contato com qualquer afeto que pudesse vir de fora, sem prazeres momentâneos e, também, sem esperança, Tadeu retorna limpo pro bairro, onde o Campo da 12 ainda é o mesmo e a família ainda possui poucas possibilidades. Fatidicamente essa limpeza de 99 dias isolado de tudo e todos, não garantiu um futuro diferente e, Tadeu, volta a acelerar o contador regressivo de sua vida.
Hoje, com 17 anos e 11 meses, e várias incertezas quanto a sua cidadania, Tadeu fatalmente tornara-se invisível, assim como Maria.

VEJA O VÍDEO

Neste último encontro em comemoração ao mês da Luta Antimanicomial, ocorrido em 28/05/2021, a roda de conversa sobre Hipermedicalização da Vida, conduzida por Maria Carolina e Rafael do CAPS AD CIDADE ADEMAR, do INTS, fechou a construção de uma série de encontros da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de SACA.
Contando com a participação de vários atores da RAPS, o encontro também possibilitou a presença de pessoas de várias áreas, incluindo profissionais da tecnologia da informação, o que contribuiu para a pluralidade da discussão. Nessa roda de conversa, mesmo que virtual, foi possível construir um olhar crítico sobre práticas de cuidado patologizantes e medicalizantes. As reflexões sobre os caminhos de desconstrução de tais práticas focaram no trabalho em rede como principal estratégia de cuidado. Por fim, os facilitadores reforçaram a importância destas discussões não se restringirem somente ao mês da Luta Antimanicomial, mas permearem o cotidiano do trabalho de forma contínua e reflexiva.