Prefeitura inicia testagem rápida para influenza A e B

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza a partir da próxima quinta-feira (30) a testagem rápida para o diagnóstico de influenza A e B, inédita na cidade.

A capital adquiriu nesta terça-feira 150 mil testes, que serão utilizados em todas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Os novos testes são destinados aos pacientes que estão procurando as UBSs com sintomas respiratórios. Desde a semana passada, esse atendimento é feito sem a necessidade de agendamento.

A decisão de seu uso faz parte de um esforço da Prefeitura de São Paulo para o enfrentamento aos casos provocados pelo vírus influenza.

Vacinação
A SMS segue com a vacinação contra a influenza. Desde esta terça-feira, ela está aberta para todos com mais de seis meses de vida. Até esta segunda-feira, a vacina era oferecida apenas aos maiores de 60 anos, às crianças de 6 meses até cinco anos completos, grávidas e puérperas.

A SMS recebeu 1 milhão de doses da vacina contra a gripe. O Instituto Butantan atendeu a um pedido da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da SMS, que enviou ofício solicitando doses adicionais da vacina contra a gripe, na tentativa de amenizar o quadro preocupante de aumento no número de casos de pacientes com sintomas respiratórios, nos últimos dias.

Em novembro de 2021, a SMS registrou um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19. Neste mês, até esta segunda-feira (27), a SMS registra um total de 238.081 às pessoas com quadro respiratório, sendo 108.835 suspeitos de Covid-19.

 

Fonte: Prefeitura