Leptospirose

Leptospirose é uma doença transmitida através do contato com a urina de animais infectados, principalmente roedores sinantrópicos (aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem), após contrair a doença estes animais acabam contaminando a água, solo e alimentos. Ter contato com água ou lama contaminada são os principais meios de contrair a doença.

No Município de São Paulo, a Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRSS), alerta o crescimento do número de casos de leptospirose que causa grande importância para a saúde pública, devido sua alta letalidade. Segundo os dados publicados através do SINANNET (Localizado no site da Prefeitura do Estado de São Paulo), em 2021 os casos da área da CRSS foram equivalentes à ⅓ dos casos do Munícipio de São Paulo.

FIQUE ALERTA! Os sintomas surgem em média 5 a 14 dias após a exposição ao risco, podendo chegar a 30 dias, sendo os mais frequentes: febre, cefaleia, mialgia (principalmente na panturrilha), sufusão conjuntival (extravasamento de um líquido orgânico (sangue, linfa etc.).

A presença de um ou mais dos sinais de alerta, pode indicar gravidade e sugere que procure um serviço de saúde, a leptospirose é uma doença de notificação compulsória e deve ser notificada na sua suspeita.