II Fórum do Idoso da URSI Cidade Ademar

O II Fórum do Idoso da URSI Cidade Ademar teve o enfoque nas alterações emocionais, sociais e funcionais dos idosos durante a pandemia. Numa interface com as UBS’s, as unidades  UBS Mata Virgem e UBS Vila Joaniza abordaram o impacto com os idosos em seus territórios. Os temas foram:

 

  • O Impacto da Pandemia nos Idosos: Questões psicossociais – Fabiana Petito
  • O Impacto da Pandemia nos Idosos: Questões Clínicas – Renata Costa
  • Como a Atenção Básica está atuando junto a população idosa na pandemia (Experiência da UBS Mata Virgem e Experiência da UBS Joaniza).

 

Estratégias de enfrentamento

  • Reconhecimento da vulnerabilidade da pessoa idosa;
  • Fortalecimento e reorganização da Atenção Primária à saúde para os idosos;
  • Buscar contatos remotos com os idosos para garantir o apoio social/familiar tão necessário em momentos de crise e fortalecimento de vínculos familiares;
  • Suporte ao cuidador, buscar orientar formas de minimizar conflitos e sobrecarga do cuidador.

 

Engasgos Frequentes

Nesse momento de pandemia os engasgos, pigarros e tosse ao se alimentar e ao tomar os comprimidos podem ser encarados apenas como algo da velhice, mas é importante se atentar, pois é um achado frequente, pós COVID-19.

Inclusive pode deixar sequelas no sistema respiratório, na coordenação motora, no paladar e no olfato, por exemplo. Essas complicações podem ser permanentes ou não. Em alguns casos, será necessária a Reabilitação.

Pode deixar sequelas na fala, comunicação, deglutição e consignação dependendo da área que foi lesionada e apareceu juntamente com a COVID-19, como por exemplo, um AVC. Para os que ficaram entubados, por um longo tempo, dificuldades na fonação, alteração da voz e paralisia de pregas vocais tem sido encontradas.

Atenção especial às condições  nutricionais faz-se necessária, principalmente aos que desenvolveram Disfagia.

Pode-se resgatar o papel social do modo mais simples, ou seja, mesmo com as limitações físicas da sequela do AVC, como por exemplo:

A limitação física não impede que a idosa fique no ambiente da cozinha e ajude a dar comandos de como era o seu bolo, ou o que gostaria de comer naquele dia.

Colocar uma música que a agrade, perguntar sobre seus gostos e resgatar o estímulo por meio da musicalização, além do cognitivo.

Mesmo que não haja um cuidador formal para ajudar nos cuidados com o idoso, o simples pode ser bem feito. Frente a pandemia, foi visto o isolamento entre famílias, que passaram a ficar mais tempo juntas do que o habitual. Para aliviar a tensão, medo e insegurança dos dias de hoje, é importante explicar o que está acontecendo e os riscos.

 

PANDEMIA X SAÚDE DO IDOSO

O que temos feito para promover a saúde do indivíduo idoso, e garantir acesso a saúde e bem estar, entrelaçando e estreitando o vínculo com o indivíduo e comunidade frente a pandemia?

  • Atentar-se a todas as necessidades dos idosos;
  • Realizar encaminhamentos necessários, avaliando sua realidade;
  • Levar em consideração as questões sociais e familiares;
  • Ter empatia, promovendo formação de vínculo;
  • Ser oportuno na visita do idoso ao serviço de saúde;
  • Usar linguagem o mais clara possível e certificar-se que ele entendeu.