Comemoração do Dia do Assistente Social

E tudo começou há 15 anos atrás, com a integração do assistente social na equipe multiprofissional da antiga instituição “ORGANIZAÇÃO SOCIAL SANTA CATARINA. Tive o privilégio de ter sido essa primeira assistente social e de participar do processo seletivo de praticamente todos os demais profissionais que foram chegando ao longo dos anos.

Hoje somos 50. Uma equipe potente, incorporada em todos os serviços de saúde. Um verdadeiro time de profissionais imbuídos pela ética profissional acima de tudo, visando garantir o direito de todo cidadão que necessita de cuidado, proteção, orientação, acompanhamento, direcionamento, encaminhamento.

Foram vários os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas ao longo destes anos.

Muitos que passaram por nós, seguiram novos rumos, mas deixaram suas marcas….e outros tantos permaneceram firmes na batalha do dia a dia, e continuam seguindo nos seus propósitos profissionais realizados na instituição que hoje é o INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA EM SAÚDE.

O trabalho que nos cabe é pesado, devido às adversidades enfrentadas diariamente, diante das desigualdades sociais, direitos violados e tantas outras mazelas que a sociedade nos impõe.

Fazendo uma retrospectiva no tempo, observando todo caminho percorrido, concluo pela satisfação de estarmos fazendo parte da história da comunidade da região SACA , auxiliando tantas famílias a serem tratadas com a dignidade que merecem, e porque não dizer, participando de mudanças significativas em suas vidas. A sensação do dever cumprido quando nossa atuação faz a diferença na vida de alguém, é uma conquista que não tem preço.

Acompanhar uma equipe de profissionais como esta, também é um privilégio de  poucos. Ter uma equipe coesa, cooperativa, participativa, ativa, envolvida, é o sonho de qualquer profissional em posição de liderança.

GRATIDÃO é a palavra que deixo para cada uma das pessoas que integram essa equipe e que abrilhantam os serviços que representam, com sua competência, envolvimento e senso de responsabilidade.

15 de maio, data em que se comemora o Dia do Assistente Social, desejo que “o fogo do conhecimento representado no símbolo da profissão, mantenha equilibrada a balança social e que as mãos continuem juntas para que a força seja cada vez maior”.

Por fim, faço minhas as palavras do autor ……

“Cada pessoa que passa em nossa vida, passa sozinha. É porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso”

NENHUM DE NÓS É TAO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!!! 

Munira Simão Aiex

Supervisora de Serviço Social

WhatsApp Image 2022-05-16 at 12.36.44 (1)
WhatsApp Image 2022-05-16 at 12.36.43
WhatsApp Image 2022-05-16 at 12.37.37
WhatsApp Image 2022-05-16 at 12.36.45
WhatsApp Image 2022-05-16 at 12.36.44