URSI
UNIDADE DE REFERÊNCIA À SAÚDE DO IDOSO
secretaria municipal da saúde de são paulo

É uma unidade especializada para atender ao idoso na sua área de abrangência. Ela se insere no nível secundário da atenção à saúde, oferecendo atendimento pela equipe multiprofissional, em âmbito individual e coletivo, dentro de uma visão integral.

A equipe multiprofissional constitui o Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Idoso, que, além de desenvolver ações de assistência a doenças de maior complexidade e a problemas de saúde específicos da população idosa, deve desenvolver ações preventivas e de promoção e proteção à saúde, atividades de treinamento e capacitação de profissionais da atenção básica e pesquisas específicas na área da gerontologia, tendo como principal papel a implementação das políticas públicas de saúde, em especial as políticas específicas para a população idosa.

Quanto ao modelo de vigilância à saúde, podemos afirmar que a mesma se dá através de metodologia baseada em estratégias pontuais (vigilância epidemiológica, gestão de casos complexos, acompanhamento do pré-natal, entre outras) e busca de assistência pelo usuário.